quarta-feira, 1 de agosto de 2007

ENTRE CARROS E CRENTES

O Pastor Jerônimo Filho, da Igreja Evangélica Maanaim (acampamento de Deus, em hebraico), onde congreguei em meus primeiros anos como cristão, sempre dizia que o fato de uma pessoa entrar em uma garagem não a transforma em um carro, como forma de advertir que nem todos os que se declaram cristãos o são porque freqüentam um igreja evangélica.
O Brasil apresenta um crescimento considerável no número de evangélicos nominais (os que se dizem crentes nos sensos e pesquisas), a ponto de alguns líderes afirmarem que estamos em um período de reavivamento.

Infelizmente, a falta de correspondência entre tão grande número de cristãos, cerca de 40 milhões, e as conseqüentes transformações morais e éticas em nossa sociedade a partir de testemunhos sinceros e comprometidos com a Palavra de Deus, somente prova que tal crescimento é meramente quantitativo, não havendo qualquer reflexo na vida espiritual do país.

Muito diferente dos grandes avivamentos, como os ocorridos na Inglaterra no séc. XVIII ou mais recentemente na África do Sul, entre os Zulus, quando Deus usou o pastor Erlo Stegen para salvar milhares de almas. Nesses eventos, muito mais do que as curas miraculosas, o falar em línguas estranhas ou os exorcismos, manifestações que, para os pentecostais, atestam que o poder de Deus está sendo derramando entre o povo, o que se viam eram expressões de um profundo senso de pecado, seguido de um sincero arrependimento, pela simples consciência da santidade de Deus.

Algumas igrejas em nosso país realmente apresentam um crescimento numérico incrível, porém, percebe-se que muitos dos que vão a essas igrejas não têm qualquer compromisso com a santidade, com o abandono dos pecados. Tal constatação, que deve encher de tristeza nossos corações, talvez deva ser atribuída ao fato de que os líderes dessas igrejas não estão pregando o verdadeiro evangelho de Cristo, e sim parte dele, oferecendo aos fiéis soluções para suas mazelas materiais, focadas na saúde financeira e nas curas físicas. Pouco ou nada se ouve nessas igrejas sobre o abandono dos pecados e a busca constante pela santificação, sem a qual ninguém verá a Deus.

Existem milhões de brasileiros que dizem ser cristãos, contudo em muitos deles não se percebe o menor vestígio da presença de Cristo. De fato, as garagens de alguns pastores estão cheias de carro, mas as suas igrejas não estão lotadas de crentes...

Um comentário:

Unknown disse...

Realmente temos vivenciado essa realidade em nossas vidas. As pessoas estão atrás da graça mas não no Deus da graça. A falta de compromisso e vergonha de levar a fora o brasão de Deus tem feito os jovens e até adultos envergonharei o evangélio e as igrejas. Mas chegará o dia em que o joio será separado do trigo e os soldados verdadeiros de Cristo se revelaram com toda sua qualidade e fé!!

Deus Seja louvado para sempre!!

By Tathyane Oliveira