terça-feira, 31 de julho de 2007

CAIO FÁBIO : AINDA PASTOR?

O ano era 1988, cursava o primeiro ano de Bacharel em teologia pelo STEBNA –Seminário Teológico Batista Nacional, quando, numa noite de terça ou quarta-feira, soube que o pastor Caio Fábio estaria pregando na ESEF – Escola Superior de Educação Física, aqui em Belém. Imediatamente eu e meus colegas nos mobilizamos e fomos ávidos ouvir o homem que então era considerado o maior líder evangélico do país, com dezenas de livros publicados e uma penetração política respeitável mesmo entre os não-evangélicos.

O sermão de Caio Fábio baseou-se em um texto do evangelho - a passagem exata não me recordo - no qual o Senhor Jesus, deslocando-se em suas peregrinações, passava por Samaria, apesar de saber que os samaritanos nutriam grande desprezo pelos judeus, por questões históricas. No auge do sermão, Caio Fábio perguntou à platéia por qual razão Jesus resolveu cruzar Samaria, se Ele poderia muito bem optar por uma outra rota menos conflituosa, politicamente falando. A resposta do pregador foi: “Jesus sempre escolhe passar nos locais onde há conflitos, para resolvê-los”, fazendo em seguida a aplicação de sua mensagem.

Esse episódio foi marcante em minha experiência evangélica, não somente porque Deus me mostrou pelas evidências que eu não tinha vocação ministerial, mas principalmente porque, anos depois, a queda daquele pregador tão famoso fez-me ver o quanto a natureza humana é corrupta e enganoso nosso coração.

Muitos sabem que Caio Fábio adulterou em seu casamento, separando-se da esposa para casar-se com a secretária de seu tão famoso ministério VINDE. O fato chocou milhares de evangélicos que, como eu, viam nele uma referência ímpar de alguém que sabia dosar, com extrema graça, o testemunho evangélico com posições políticas de vanguarda, de profundo alcance sócio-histórico, como por exemplo as ações praticadas na Fábrica de Esperança, projeto que abrigava centenas de jovens e crianças carentes do Rio de Janeiro, com reconhecimento internacional, bem como o envolvimento de Caio Fábio no movimento Viva Rio, que pregava (e ainda prega) a paz contra a violência, sendo um participante de relevo na campanha pelo desarmamento na cidade e no país que culminou no plebiscito sobre o tema.

A participação de Caio Fábio no conturbado caso do Dossiê Cayman foi um outro ponto de extrema decepção para os evangélicos. Segundo o dossiê, descoberto falso após as investigações, membros graúdos do PSDB, dentre os quais o ex-presidente FHC e o candidato do partido nas eleições de 2002, José Serra, mantinham contas secretas nas ilhas de Cayman, um paraíso fiscal no Caribe. Caio Fábio confessou que foi o intermediário entre aqueles que haviam forjado o dossiê e os membros do comitê de campanha de Lula, o qual seria usado para desqualificar a candidatura de José Serra.

Segundo a Bíblia, um abismo chama outro abismo. E Caio Fábio, após a queda pelo adultério, assumiu uma postura radical, no sentido de se defender atacando, numa posição ambígua que, de um lado admitia o fracasso, e, de outro, não via no pecado do adultério a razão definitiva para a sua exclusão do ministério pastoral. O agravamento dessa posição atingiu seu auge quando Caio Fábio afirmou saber de muitos líderes evangélicos que cometiam os mesmos pecados e continuavam pregando, como se nenhum pecado tivessem cometido, numa velada ameaça contra seus críticos.

Aliás, um dos maiores críticos de Caio Fábio no meio evangélico é o pastor Silas Malafaia, da Assembléia de Deus, que, no auge das polêmicas posições adotadas pelo pastor presbiteriano, disse em tom veemente que “aquele senhor (Caio Fábio) não nos (os evangélicos) representa”, querendo situar as palavras e atos de Caio Fábio na esfera eminentemente pessoal, não podendo nem devendo ser estendidos à totalidade dos evangélicos do país.

Entre aqueles, há os que defendem Caio Fábio, afirmando que ele, de fato, pecou, mas, dizem, arrependeu-se e pode continuar na condição de ministro do Evangelho; por outro lado, muitos afirmam que ele perdeu todas as prerrogativas morais, devido o seu lastimável testemunho, para exercer tão gloriosa função, que é pregar o Evangelho que transforma o caráter e regenera a alma. Dizem que alguém cuja reputação tem sido constantemente abalada por ações comprovadas e acusações alegadas, não pode se sustentar em um cargo de natureza ímpar, que requer o mais puro e fiel testemunho de quem o exerce.

Lembro que em nossa igreja um pastor, casado, sentiu-se atraído por uma irmã, não chegando, contudo, a envolver-se sexualmente com ela. O fato veio à tona, a crise familiar se instalou, a ponto de se separar da esposa. Foi destituído da condição de pastor, arrependeu-se, voltou com a esposa e hoje constituem uma abençoada família. E nunca mais subiu no púlpito na posição de pastor.

Caio Fábio, após ter sido excluído do rol de pastores da Igreja Presbiteriana do Brasil – apesar de em seu site oficial ele dizer que está licenciado – Caio Fábio continua pregando na condição de pastor, em uma Igreja Presbiteriana no Rio de Janeiro. Seu site oficial é bastante visitado, nele continua publicando artigos e pregações, tem livros editados, e o número de membros da igreja em que ministra cresce a cada dia.

A Bíblia afirma que “a quem muito se dá, muito se pede”. Deus, sem dúvida, dotou Caio Fábio com inúmeros talentos. E ele, sendo crente, pode muito bem servir a Deus com os mesmos. Porém, as interrogações que findam este artigo são: Deus chamou Caio Fábio ao ministério um dia? E se chamou, pode destituí-lo, se quiser, não? E se já o fez, quando orientou a Igreja Presbiteriana do Brasil, por seu Concílio, a excluí-lo do ministério, por que ele continua pregando como pastor?

Deus o julgue. Quanto a nós, façamos como os bereanos, “pois receberam a mensagem com grande avidez, e examinavam todos os dias as Escrituras, para ver se o que Paulo dizia era verdade” (Atos 17:11). Sejamos fiscais das evidências, rogando que o Pai nos ilumine o entendimento, para não apagarmos a torcida que fumega, sendo mais rigorosos que o próprio Deus, nem darmos honra a quem não a merece, se aquilo a que mais honramos, o nome de Deus, for pronunciado não em palavras mas em uivos.

35 comentários:

justo disse...

Creio que Deus restaurou o Pr. Caio Fabio. Pessoalmente nao sei de mais nada que comprometa o evangelho ou a imagem da igreja. Pelo contrário tenho lido acerca do seu belo trabalho através do "Caminho de Graça".
Vejo através da Biblia toda Deus usando os "vasos Quebrados" para manifestar a sua glória e graça.

Nao gostaria que tivesse se tornado um opositor do Evangelho. Prefiro, infinitamente mais, que seja um expositou do mesmo, como o é.


Que Deus nos ajude a ver as coisas como Deus As vêm!
Pr. Justino Castro.

Übermensch disse...

Só alguns equívocos no seu texto..ele não casou-se com a secretária com a qual teve relações sexuais. Não ficou nada comprovado com relação ao dossiê, sendo muito mais provável por quem conhece o caráter deste homem de que ele tenha sido envolvido ingenuamente nisto tudo. Mais uma vez vemos um julgamento moral e não há nada pior que um pecador julgando outro. Deus perdoou o Caio e em momento algum você ouvirá uma palavra da boca deste pregador, minimizando ou de qualquer forma apoiando o adultério. Ele errou nisto, confessou, muitos erram e escondem, neste caso ele mesmo trouxe a tona e tornou público, ficou em silêncio, afastou-se, mas o chamado de Deus nesta vida, não calou-se e ainda que alguns queiram com seu olhar farisaico impedir este chamado, quem poderá resití-lo. Desafio qualquer um , que se ache "homem de Deus", a ficar frente a frente com o Caio e descobrir de que espírito ele é. No mais amemo-nos e ocupemos nossas vidas com as coisas excelentes.

Valdibreder disse...

Para Clóvis:
Deus não precisa de fiscais. Porte-se como apenas "amigo do noivo" e não como "assessor do noivo".

Para Caio Fábio:
Cuide da sua saúde, porque da sua vida, seus inimigos cuidam.

Resumindo: êta farisaismo!

Catiguaense disse...

A palavra diz que onde abundou o pecado, superabundou a Graça.

Anônimo disse...

Tal comentário sobre o Caio Fábio só é possível, pela grandeza do ministério que Deus lhe conferiu e pela resposta sempre afirmativaa esse chamado.
Quantos aos fariseus. Os de hoje são ainda piores. Naquele tempo, diante da graça perdoadora de Cristo ninguém ousou atirar a primeira pedra. Hoje, surgem milhões de "santos" de plantão, seja na internet, ou na televisão, carregados de pedras, para que ninguém note suas vidas carregadas de pecado.
Caio Fábio ainda pastor? Por que ainda? Melhor é um pecador arrependido, um doente curado; do que um santo são, mas vivendo na desgraçada hipocrisia que permeia o nosso terrível mundo atual.
Não quero defender o Caio Fábio, nem o conheço direito, quero apenas defender o Evangelho da Graça. Ou cremos nele, ou nada nos justificará; nem a melhor performance de santidade gospel que possamos assumir.
Chega de tanta hipocrisia! O tribunal não é dos homens!

orkut disse...

A maior besteira é discutir o perdão de Deus,assim como os fariseus na época de Jesus.Caio é um homem usado por Deus e ponto final.E o direito a uma nova chance?E o que Jesus fez com Pedro depois de tê-lo negado?Fica aí esses invejosos discutindo uma futilidade como essa.Amemo-nos uns aos outros e assim Deus abundará sua graça sobre nós.
Parabéns Caio pelo dom que opera em ti.
Paulo Henrique IPIB do Brasil

Unknown disse...

ei tal pastor vc é um doido pra pegar as irmazinhas por fora mas não tem coragem, cuidado uma hora a vontade fala mais alto!

Rodrigo Ferraz disse...

Sou presbiteriano e já presenciei casos de pastores assim.
Adulteraram e voltaram a sua condição de pastor.
Mas eles tem que se arrepender.
Antes passam por um processo de purificação e advertencia por parte do supremo concilio da Igreja Presbiteriana, nada é feito de qualquer maneira, tudo isso é dirigido por intermedio do Espirito Santo.
Quem de nós não pecamos ?
O proprio Jesus disse Aquele que não tiver nenhum pecado que atire a primeira pedra.
Eu creio que Deus pode restaurar vidas, casos até piores que esse já vi Deus resolver.
Pecado não tem grau de tamanho veja bem:
Se uma pessoa roubar uma agulha na casa de um proximo, ninguem fala nada, ninguem acha isso absurdo.
E se uma pessoa roubar por exemplo uns 10 milhoes de reais num banco, isso é caso de policia, em muitos paises penas de morte e muitas críticas entre pessoas lógico né.
O que estou querendo colocar aqui é que tanto o que rouba uma agulha e quanto ao que assalta um banco, perante Deus o grau de pecado é o mesmo.
Sabia só de olhar para mulher do proximo e no se pensar deseja la vc esta adulterando.
O pecado é um perigo devemos seguir o exemplo de Jó, ser integro e temente a Deus e desviar se do mal.
abraços
Fiquem na paz do Senhor!!!!,

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O cair é do homem e o levantar é de Deus.
Tenho lido muito material do Caio Fábio, e fico impressionada com a clareza e consciência espiritual que esse homem tem.
Oro a Deus que me dê sabedoria para discernir o que é Dele.
Bethe/BH

Reformado Sempre Reformando disse...

Amados irmãos, Sou pastor Presbiteriano a pouco mais de 4 anos; embora muito novo no ministério entendo perfeitamente porque tamanha repercussão quanto a este tema.Primeiramente é possível que Caio Fábio tenha se arrempendido dos seus pecados, porém as consequências dos seus erros são percebidas até o presente.Nós não devemos fazer como alguns "Evangélicos" tripudiar da queda do irmão! Eu não o conheço pessoalmente, o que sei de sua vida é o que vemos nos seus livros e Internet, ainda que o conhecesse pessoalmente não tripudiaria dele, pois vejo no seu erro um alerta para todos nós pastores do rebanho de Deus: "Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue."At.20:28. Talvez nós possamos estar cuidando mais do rebanho que de nós mesmos? E isto pode trazer sérias implicações em nossos ministérios não acham? A sua queda aconteceu possivelmente quando ele se descuidou em algum momento de sua vida e deixou de cuidar de sí mesmo. Richard Baxter, pastor puritano disse algo bastante parecido com este contexto em seu livro O pastor Reformado (título inglês):"Portanto, cuidemos de nós mesmos, para não perecermos, enquanto clamamos a outros que cuidem de sí, para não perecerem!Muitos alfaiates podem andar vestidos de trapos, enquanto confeccionam roupas caras para outros." Não estou aqui atirando mais uma pedra no meu irmão Caio, nem estou reprovando sua atitude de continuar pastoreando ele tem suas razões não me cabe julgá-las a luz da "achologia" Só não entendo a postura dele quanto a troca de acusação contra outros ministros que cometendo ou não seus pecados serão julgados por Deus. Vale lembrar que nós somos ministros do evangelho não JUIZES! Não sou eu, Caio ou qualquer outro crente que seja, que tem o direito de julgar os outros. Toda esta especulação não passa de péssimo testemunho da parte da igreja cristã no Brasil e disto todos prestarão contas a Deus.meditem:“Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.”(Mt.26:41)Que o senhor tenha misericórdia da sua igreja!Reforma na vida Urgente!

Alexandre Gonçalves disse...

Vc se enganou no que diz respeito ao casamento dele. Ele não se casou com a secretária ( o nome dela é Cristina e eu a conheci). Ele adulterou com essa moça, mas não se casou com ela. Ele se casou posteriomente com outra pessoa. Procure se informar melhor meu irmão.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

não estou jugando apesar de saber que ele tem conhecimento impar a cerca das escrituras só me pergunto . porque tantos palavrões ? algumas vezes o rancor saltam aos olhos . não tenho duvida alguma que ele é escolhido de Deus . no mais continuo a aprender de DEUS com suas pregações

Lirian disse...

O pouco que sei de Caio Fábio são algumas mensagens mais recentes que li cheias de heresias.

Assuntos de Atuais disse...

Caio Fábio é um homem de DEUS e PONTO FINAL... na verdade Existem um BANDO de hipócritas e invejosos que gostariam de estar na posição que ele ocupa,ter os dons que ele tem,a compreensão e sabedoria que ele possui e não tem. Perdem o seu precioso tempo ao invés de trabalharem arduamente pelo crescimento do Evangelho de Cristo e do reino de DEUS da maneira que ele trabalha.Certo é que assim como ele,todos nós haveremos de prestar contas por nossos erros ao Senhor.Muitos se esquecem que,como escreveu o apósto Tiago ::: "Porque será exercido juízo sem misericórdia sobre quem não foi misericordioso. A misericórdia triunfa sobre o juízo".Caio Fábio é um homem que ajudou milhões de pessoas e ainda tem ajudado inclusive o autor deste tópico que para mim é um "insano" quando pensa,acredita e declara que ::: "CAIO FÁBIO : AINDA PASTOR?"... Sim,que ele,assim como muitos,se realmente erraram,pois quem nos julga é Cristo,se arrependam,levantem e continuem anunciando o Evangelho da Graça de DEUS... mais que amor é esse ? Digo e afirmo,sem receio algum de arrar ou tropeçar em minhas palavras,ao autor desta matéria,tenha o verdadeiro AMOR de DEUS em seu coração pois todos sabem que a igreja enfrenta uma batalha terríbilíssima com as trevas,muitos tem se desgarrado do rebanho do Senhor Jesus Cristo e andam desgarrados...Caio Fábio,a quem você declara ::: "CAIO FÁBIO : AINDA PASTOR?" ajudou e ainda ajuda,orienta,e fortalece milhares(senão milhões) de criaturas através de um trabalho e projeto que você jmais chegou,creio eu,a milhares de kilômetros de distância.Lembre-se do que O Senhor Jessus ensinou ::: "Porque quem não é contra nós,é por nós"(Marcos 9:40).Acorde irmão,arrependa-se em seu coração,deixe essa atitude egoísta e hipócrita de lado e ore agradecendo ao Senhor por existir um guerreiro da Luz assim como o Reverendo Caio Fábio para ::: DESPOVOAR O INFERNO E POVOAR O CÉU !!!

Unknown disse...

O que eu acho lamentável é que no meio do povo, dito povo de Deus o que tem de invejosos é de perder a conta. Na verdade a estrela que Deus deu ao grande Caio Fábio brilha tanto que chega a ofuscar os medíocres fariseus travestidos de sacerdotes. Vou dá uma sugestão aos senhores fariseus: Já pararam pra pensar que se os senhores estudarem mais, tanto no contexto secular como no teológico poderão quiçá chegar ao menos a metade daquilo que o nosso querido Caio Fábio é? Vão orando, vão orando, quem sabe assim Deus lhes dará algumas migalhas daquilo que o Caio é e tem...

Unknown disse...

Pelo visto Caio Fabi tornou-se o salvador de muitos crentes cegos.

Unknown disse...

não acho importante falar sobre este indivíduo, mas já que há tantos comentários vou deixar o meu, este caio fábio mais parece um fariseu.

Unknown disse...

Parece que os crentes da 'graça' esqueceram o Deus da justiça.Estamos vivendo a 'festa do tudo pode'. é bom lermos bem a Bíblia para que começamos melhor conhecer o caráter de Deus - Rm 11. 22: "Considerai, pois, a bondade e a severidade de de Deus...". É verdade, esta palavra era para Israel, mas Paulo compara com os membros da igreja. Estamos vivendo a farra do boi na politica, no meio artístico e, por incrível que pareça, na religião, e pior, nas evangélica.

DaniloJrr disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
DaniloJrr disse...

Oi. Gostaria de destacar o seguinte trecho: "ele perdeu todas as prerrogativas morais, devido o seu lastimável testemunho, para exercer tão gloriosa função, que é pregar o Evangelho que transforma o caráter e regenera a alma. Dizem que alguém cuja reputação tem sido constantemente abalada por ações comprovadas e acusações alegadas, não pode se sustentar em um cargo de natureza ímpar, que requer o mais puro e fiel testemunho de quem o exerce."

Bom, pregador do evangelho não é um cargo. Concorda? Pregar o evangelho é uma obediência ao mandamento de Cristo, quando ele disse pra ir por todo o mundo pregando as boas novas.

Todo mundo tem que pregar. E todo mundo peca. Gravemente ou não. Se peco gravemente e peço perdão, não deveria eu voltar a obedecer o mandamento de Cristo e continuar pregando?

Grande abraço.

DaniloJrr disse...

Oi. Gostaria de destacar o seguinte trecho: "ele perdeu todas as prerrogativas morais, devido o seu lastimável testemunho, para exercer tão gloriosa função, que é pregar o Evangelho que transforma o caráter e regenera a alma. Dizem que alguém cuja reputação tem sido constantemente abalada por ações comprovadas e acusações alegadas, não pode se sustentar em um cargo de natureza ímpar, que requer o mais puro e fiel testemunho de quem o exerce."

Bom, pregador do evangelho não é um cargo. Concorda? Pregar o evangelho é uma obediência ao mandamento de Cristo, quando ele disse pra ir por todo o mundo pregando as boas novas.

Todo mundo tem que pregar. E todo mundo peca. Gravemente ou não. Se peco gravemente e peço perdão, não deveria eu voltar a obedecer o mandamento de Cristo e continuar pregando?

Grande abraço.

Gisele disse...

Muito bom,Jesus veio para os pecadores e ELE é especislista em restaurar e infinitamente misericordioso para perdoar e edquecer nossos pecados.

Fabio Galileu disse...

Bem...essa semana o Caio Foi preso. Eu trabalhei no meio dos famosos e tive a oportunidade de conhecer até mesmo o presidente da Assembléia de Deus. Fiquei Hororizado com tanta pilantragem, prostituiçao e outros. As coisas espirituais sao muito sérias...O Caio foi se envolver com bandidagem (Lula) e isso nao ficou de graça. Ninguem no Brasil prega tao profundamente as coisas de Jesus como o Caio prega. Mas....infelizmente
até nas menssagens do Caio precisamos ligar o filtro, pois é impressinante como ele gosta de.putaria...ainda mais com o parceiro dele Braulio. Deus tenha misericordia de todos nós. A igreja evangélica no Brasil está falida. Mas Jesus continua vivo.Jesus nao é católico nem evangelico nem espirita..nem nada.Ele é Deus e permite isso. Pque? Nao sei. Se formos pela maioria teriamos que virar mulssumanos.

Unknown disse...

Boaa....penso da mesma forma

amarelo disse...

Esse homem esta corrompido, vejam as respostas dele no youtube referente ao homossexualismo e outros temas ele esta endossando pecado!!!

Elias Santos disse...

Ele deixou de ser o melhor pastor para ser o maior herege do Brasil.
Pelos os frutos não pelas palavras conhecemos os falsos profetas.
Aquele que confessa e deixa alcança misericórdia...
Ele foi flago e pior não se arrependeu isso claramente se mostra quando ele se casou com a amante

Elias Santos disse...

Ele deixou de ser o melhor pastor para ser o maior herege do Brasil.
Pelos os frutos não pelas palavras conhecemos os falsos profetas.
Aquele que confessa e deixa alcança misericórdia...
Ele foi flago e pior não se arrependeu isso claramente se mostra quando ele se casou com a amante

Músico na Congregação disse...

Bem diz a Palavra de Deus que só há um Pastor e um só Rebanho...
Lá em João cap. 10 o Senhor Jesus disse isso Dele mesmo e nas igrejas cristãs eram eleitos anciões (Atos cap. 14)... Em Mileto Paulo mandou chamar os anciões da igreja (Atos cap. 20)...
Portanto quem se intitula "pastor" terrestre deixa de falar a Verdade...
Ainda mais nesse tal de caio, pois em Mateus cap. 19 diz que quem deixa a mulher ou marido sem ser caso de prostituição, adultera... E o que casa com a repudiada também adultera...
Além de vermos em I aos Coríntios 11 que o homem não pode orar ou profetizar com a cabeça coberta...
Esse caio faz tudo errado e ainda fica gravando vídeos falando de outros lugares...

Pedro disse...

Um trecho de uma carta a um amigo:
"...ao longo da minha vida, cheguei a conclusões semelhantes as
do Ex. Pr Caio Fábio em assuntos também semelhantes sem ao menos saber direito quem ele
era ou ouvi-lo. Você entende a dimensão do que eu estou lhe dizendo? Em outras palavras eu
posso dizer que sem conhecê-lo meditava em alguns assuntos que ela trata, e cheguei às
mesmas conclusões. Tenho as mesmas opiniões e fico bestificado quando ele opina sobre algo,
pois concordo veementemente! Isso me deixou perplexo e admirado e tem tido um impacto
grande na minha vida. Hoje quando pego um vídeo dele ou uma palavra não consigo desligar
antes de terminar. É impressionante!
Sei que muitos pastores o abominam, sei que ele tem uma opinião controversa sobre o
homossexualismo, mas esse talvez seja, dos assuntos que ele trata, o que menos me interessa.
Também sei que ele se divorciou e cometeu um adultério, do qual se arrependeu. Quando
esse homem abre a boca pra falar, eu simplesmente ouço, calo e depois concordo. Pelo menos
até agora tem sido assim."

Unknown disse...

O tom sempre sarcástico que usa em suas manifestações, as que vi pela internet, além do número absurdo de palavrões que o vi proferir nestes mesmos vídeos me induzem a crer que algo está estranho. O problema está em rotular e crucificar alguém com ou sem embasamento. Particularmente o tenho visto adotar por diversas vezes posições distintas das que defendeu outrora...resta buscar entender porque.

Unknown disse...

Digno de dó. Mui soberbo!

perpetua disse...

Exatamente. Muitos escondem deus erros e apontam o de seus semelhantes. Tenham a mesma coragem que ele teve.

Alair M Ribeiro disse...

Com o devido respeito às opiniões contrárias. Mas, só há um mediador entre Deus e o homem, JESUS CRISTO!
O único que disse: “eu sou o caminho a verdade é a vida”!
Com o sacrifício de morte e ressurreição de Jesus Cristo, todo aquele que nele crer não perecerá, mas terá a vida eterna! Ora, quem deve perdoar os nossos pecados? A igreja, os líderes das igreja, os fiéis das igrejas ou JESUS CRISTO? Há tantas pedras arremessadas por quem nunca pecou. Há muitos que se sobrepõe a Jesus Cristo, julgando é condenando os outros. Razões próprias da índole dos “perfeitos, incorruptíveis e juízes”. Imaginei esses acusadores presentes no caso daquela mulher que foi pega em prostituição e para testarem a Jesus e depois acusá-lo, levaram-na até ele para ver se ela deveria ou não ser apedrejada segundo a lei de Moisés. Como insistiram Jesus respondeu-lhes, quem não tiver pecado que atire a primeira pedra. No caso concreto, há um paradoxo, se me não engano, parece-me que as pedras já estão sendo atiradas.
Não obstante, as razões esposadas por aqueles que concordam com o apedrejamento eu não o sou minimamente digno de julgá-lo, principalmente quanto à sua convicção de sair pregando o evangelho de Jesus Cristo que não é privilégio privativo das organizações religiosas e tampouco por vezes dos auto intitulados ministros do evangelho ascendidos pelas diversas denominações religiosas.
Na minha pequenez, prefiro ater-me aos ensinamentos de Jesus Cristo: “ Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. (Jo:1-11).
O que por exemplo, diriam esses mesmos em relação ao apóstolo Pedro depois de negado a Jesus Cristo por 3 vezes? Será que estes, mesmo tendo Pedro se arrependido e chorado amargamente, diferentemente de Jesus Cristo teriam dito as mesmas palavras que ele disse Pedro? Em resumo, por três vezes Jesus perguntou-lhe: “Simão Pedro, filho de João tu me amas mais do que estes? E ele respondeu: sim, Senhor, tu sabes que te amo. Jesus determinou-lhe: cuide das minhas ovelhas.
Por fim, quem deu a sua vida pelos pecadores? Jesus.
Portanto, ele é o único mediador entre Deus e homem.
Cabendo a ele é tão somente a ele o condão da remissão de nossos pecados!
Certamente não é, pois, Caio Fábio maior que Pedro e tampouco menor do este. Afinal, segundo o próprio Jesus Cristo, o maior de todos os profetas, foi João, o Batista; porém, este mesmo Jesus asseverou: Eu vos afirmo que dentre os nascidos de mulher não há um ser humano maior do que João. Todavia, o menor no Reino de Deus é maior do que ele”. (Luc.7:28).
O Caio Fábio assim como qualquer outro pecou há tanto tempo e confessou os seus pecados e isso é problema dele. Ora, se ele se arrependeu a quem caberá conceder-lhe o verdadeiro perdão? Então ele deveria ficar na igreja para satisfazer aos interesses dos hipócritas e dos falsos pastores? O próprio apóstolo Paulo, disse: “ainda que nós mesmos ou um anjo do céu anuncie um outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja maldito. No mais, maldito o homem que confia em outro homem. Porque tenho que confiar naqueles que se dizem ministros do evangelho e pervertem a palavra de Deus e seguem incólumes? Não seria, por ventura, eu um grande hipócrita ao eventualmente julgar o meu próximo, sem tirar a trave do meu próprio olho? O Caio Fábio está cumprindo o ide de Jesus Cristo.
E amar a Deus sobre todas as coisas e só meu próximo como s mim mesmo é apedrejá-lo para satisfazer aos interesses de quem? De Jesus Cristo ou daqueles que se sentem incomodados com as verdades que ele diz. Por remissão fizeram isso a João Batista, a Jesus Cristo e aos apóstolos. E oxalá isso tivesse mudado nos dias de hoje.